Os moradores do bairro da Volta do Tanque comemoraram com festa a inauguração da Creche Escola Nilce Domini Peixoto, realizada nesta sexta-feira (22). O ato contou com as presenças da Prefeita Eunice Soares Barreto Peixoto e do Vice-prefeito, Ben-Wilson Júnior, acompanhados da Secretária de Educação Isleide Embiruçu Prazeres, vereadores, demais autoridades, líderes comunitários e população.

Para os cidadãos nazarenos, esse ato solene possuiu um significado especial, pois, além de ter sido uma oportunidade para conhecer em detalhes o equipamento, serviu como um motivo justo para homenagear uma grande baluarte nazarena. Essa obra reafirma a perpetuação do nome de uma das grandes educadoras de Nazaré: a exemplar professora Nilce Domini Peixoto, falecida em 04 de maio de 2015.

A Professora Nilce Domini Peixoto exerceu relevantíssimas atividades, que, até hoje, beneficiam a população nazarena, honram a sua memória e a vida de seus filhos e netos. Foi educadora, diretora, professora e coordenadora pedagógica regional, formando diversas gerações de nazarenos. Para abrilhantar a cerimônia, os familiares e admiradores estiveram presentes no evento.

A escola da Volta do Tanque estava desativada, em estado de abandono. A Prefeitura reformou, ampliou e colocou em funcionamento, com capacidade de atendimento para 80 crianças. A Creche Escola Nilce Domini Peixoto, agora, é um equipamento modelo.

Em condições diferenciadas, cuja infraestrutura se assemelha a de uma excelente escola particular, oferece ensino em período integral, sistema de monitoramento eletrônico, espaços de convivência, parquinho, amplo refeitório, berçário, enfermaria, fraldário, sala multiuso, sala de repouso, copa e cozinha, área de serviço, dispensa, lavanderia, ambientes para atividades pedagógicas de acordo com cada faixa etária e todos os ambientes climatizados.

Em apenas dois anos de gestão, a Prefeitura de Nazaré já executou obras de construção, reconstrução e reforma em 26 unidades escolares do Município.

É importante dizer que, no início da atual gestão, não havia escolas em tempo integral no Município. Atualmente, esta é a 4ª unidade de ensino na modalidade integral entregue pela administração municipal. Novas escolas serão inauguradas em breve, inclusive mais uma em tempo integral, na zona rural.

A Prefeita Eunice afirmou a importância da construção de novas creches: “Por um lado, possibilitamos a escolarização de crianças cada vez mais cedo, em comunidades carentes, permitindo que tenham as mesmas condições das demais crianças no futuro. Por outro lado, os pais podem sair para procurar um emprego e garantir o sustento da família, sabendo que os filhos estão em um lugar seguro e com toda a assistência necessária.”

A Prefeitura de Nazaré foi a que mais investiu em educação nestes dois anos, no recôncavo baiano, ampliando o número de vagas na educação infantil e demonstrando que investimentos como estes transformam a vida de crianças e jovens.